Serviços

As nossas áreas de trabalho

As principais áreas de trabalho da JCT - Consultores de Engenharia, Lda. são o projeto de edifícios e de infraestruturas urbanas, a gestão do projeto de construção, a gestão do património e a segurança. A empresa tem desenvolvido projetos e serviços em todas estas áreas de trabalho através do envolvimento dos seus recursos humanos, da participação de colaboradores externos e através da realização de parcerias pontuais com outras empresas, quando necessário.

Projetos de engenharia > Edifícios

A conceção de edifícios obriga, hoje em dia, à participação de diversas áreas de projeto de engenharia, tendo em vista responder adequadamente às exigências crescentes de segurança e de conforto impostas pelos clientes e pela regulamentação. Por isso, os projetos de engenharia de edifícios são, atualmente, complexos e requerem um grande esforço de coordenação entre especialidades e no seio de toda a equipa de conceção. Mas também são uma oportunidade para por em prática soluções integradas de conceção, para responder eficazmente às exigências que colocam. A empresa tem desenvolvido projetos de engenharia de edifícios das seguintes especialidades:

  • Estabilidade e fundações
  • Redes hidráulicas
  • Comportamento térmico
  • Comportamento acústico
  • Climatização e tratamento do ar interior
  • Energias renováveis
  • Instalações de distribuição de gás
  • Segurança contra incêndios
  • Resíduos sólidos urbanos
  • Resíduos de construção e demolição
  • Instalações eletromecânicas
  • Instalações elétricas e de telecomunicações

Ver projetos

Projetos de engenharia > Infraestruturas

Os projetos de infraestruturas urbanas são, em geral, complexos porque envolvem trabalhos em ambientes pouco conhecidos e onde estão presentes numerosos equipamentos e instalações. Obrigam, por isso, a um grande esforço de coordenação com as respetivas entidades gestoras e entre os projetistas das diversas especialidades. Constituem, por outro lado, um aliciante desafio na procura das soluções mais adequadas para os problemas que levantam. A empresa tem desenvolvido projetos de infraestruturas das seguintes especialidades:

  • Arruamentos, pavimentações e sinalização rodoviária
  • Infraestruturas hidráulicas (abastecimento de água, rega, e drenagem de águas residuais e pluviais)
  • Infraestruturas elétricas e de telecomunicações
  • Instalações de distribuição de gás
  • Resíduos sólidos urbanos
  • Resíduos de construção e demolição

Ver projetos

Gestão de projetos de construção

O grande número de especialidades de projeto que hoje são necessárias à conceção de empreendimentos de construção levanta problemas de gestão cada vez mais complexos. Por isso, a gestão de projetos na fase de conceção tem assumido uma importância crescente, o que se tem traduzido na solicitação destes serviços por parte dos clientes da empresa, normalmente, em acumulação com o contrato de projeto de algumas das especialidades.

A gestão da fase de construção é também essencial ao êxito dos empreendimentos, atendendo à complexidade crescente destes trabalhos e ao elevado número de intervenientes presentes. A empresa tem desenvolvido alguma atividade nesta área de trabalho, especialmente na fiscalização de obras de clientes privados. Para os empreendimentos de maior dimensão, com necessidade de equipas de fiscalização mais alargadas, a empresa tem optado pela associação com outras congéneres.

Gestão do património edificado

Depois de um período em que foram realizados elevados investimentos imobiliários, é cada vez mais relevante a gestão dos importantes ativos gerados. O património edificado constitui um ativo de elevado valor, mas carece de gestão cuidada, no sentido de garantir a sua utilização sustentável, tanto ambiental, como economicamente.

A gestão da utilização do património edificado constitui, atualmente, uma área de desenvolvimento da empresa. Decorre da vasta experiência adquirida no projeto de diversas especialidades de engenharia de edifícios novos e a reabilitar, e apoia-se na informação acumulada sobre custos no ciclo de vida de empreendimentos deste tipo.

No entanto, a principal atuação da empresa nesta área de atividade tem sido a análise e avaliação de investimentos imobiliários. De facto, as atuais condições de mercado impõem a análise cuidada dos investimentos imobiliários, incluindo-se aqui as disciplinas de avaliação imobiliária, em função das condições de mercado, a avaliação dos custos no ciclo de vida e a análise financeira dos projetos de investimento. A análise e avaliação de empreendimentos imobiliários é uma área de trabalho de importância crescente para a empresa, que tem colaboradores com formação adequada e experiência considerável para a suportar.

Segurança

A segurança na área da construção e do património edificado tem múltiplas vertentes.

O projeto de segurança contra incêndios e contra a intrusão em edifícios é uma dessas vertentes e constitui uma das valências do projeto de edifícios em que a empresa tem participado com regularidade.

A necessidade de implementar Medidas de Autoproteção (MAP) em edifícios, em Portugal, decorre da publicação da legislação de segurança contra incêndios. Assim, a empresa tem desenvolvido MAP para um número substancial de edifícios, com diversas utilizações.

A coordenação de segurança e saúde tem uma componente de projeto que se associa, hoje em dia, ao próprio projeto, e que que os técnicos da empresa têm exercido com regularidade.

A coordenação da segurança e saúde em obra tem vindo a ser progressivamente compreendida nas atividades de gestão de projetos e de fiscalização da construção. A emrpesa tem realizado este trabalho, principalmente no âmbito da gestão de projetos, mas também na fase de construção, integrada em equipas de fiscalização.

Descrição MAP